Cuidado também com a pele do seu pet

Cuidado também com a pele do seu pet

DRA. RAFAELA ROCHA, ESPECIALISTA EM DERMATOLOGIA VETERINÁRIA, EXPLICA OS AVANÇOS NA ÁREA E A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO ADEQUADO PARA PROBLEMAS NA PELE DO ANIMAL

 

Ter um animalzinho de estimação exige cuidado não apenas com alimentação e limpeza. Mesmo criado em áreas específicas da casa ou apartamento, e tendo todo o cuidado na hora do passeio em área públicas, podem surgir problemas na pele do pet. Nessa hora, é fundamental procurar um especialista em dermatologia veterinária porque o diagnóstico nem sempre é fácil e o tratamento específico para a pele faz toda a diferença para ter uma resultado satisfatório.

Em Maceió, a Dra. Rafaela Rocha Barros tem se destacado pelo trabalho diferenciado nessa área. Atendendo apenas em domicílio, ela também realiza o exame no animalzinho no momento da consulta, já que trabalha ainda com a área da patologia, o que já auxilia no diagnóstico e urgência no tratamento.

“Em torno de 35% dos casos atendidos nos consultórios veterinários são problemas de pele, dando ênfase aos processos alérgicos, pois suas manifestações são cutâneas e de maior ocorrência. Por isso é preciso ter uma tratamento muito direcionado. Alergia e infecções secundárias são as dermatopatias mais comuns. O trabalho da dermatologia é muito rigoroso e exige muito conhecimento na área da dermatologia veterinária”, explicou.

Trabalhando há quatro anos nesta área, a Dra. Rafaela Rocha estagiou nas clínicas mais conceituadas em São Paulo. Desses lugares, adquiriu experiência para tratar desde problemas simples na pele aos casos mais complexos. “Muita gente tem um cãozinho ou um gato e não tem noção de alguns cuidados, como a escolha dos produtos de higiene, a limpeza dos ouvidos, os produtos dentais, por exemplo. É preciso observar os sinais e, na anamnese, que é a consulta inicial, estou atenta a todas as informações e características do animal”, completou ela.

CUIDADOS

Sempre participando dos mais importantes cursos e congressos na área da dermatologia veterinária, a Dra. Rafaela Rocha fez pós-graduação em Recife e traz no currículo atualizações em eventos por todo o país. “Entrei na faculdade de veterinária já sabendo a área que iria atuar”, diz. A dedicação com a profissão que escolheu é percebida no carinho com que trata os cães e gatos que atende diariamente.

O reconhecimento ela recebe não apenas dos animaizinhos, mas dos seus donos, que encontraram na Dra. Rafaela mais do que uma profissional, mas uma verdadeira salvadora dos seus pets.

DEPOIMENTO

“Eu e meu esposo estávamos desesperados, pois nosso filhotinho de basset hound de apenas 2 meses estava muito doente. Já havíamos passado por dois veterinários e uma estudante que ficou de mostrar as fotos para sua professora, mas não tivemos êxito no diagnóstico. Nosso filhote piorava cada dia mais e um dos veterinários cogitou até a hipótese de que ele poderia ter câncer. Foram dois meses de peregrinação, muito gasto com remédios e nada de melhora, pelo contrário, cada dia ele ficava mais debilitado. Já estávamos perdendo as esperanças quando encontramos uma publicação do Instagram falando de uma veterinária especialista em dermatologia. Imediatamente entrei em contato e prontamente Dra. Rafaela nos atendeu. Ao olhar as fotos, ela falou que já sabia qual era o diagnóstico, mas que a avaliação era necessária e que fôssemos o mais rápido possível para a sua clínica. No dia marcado fomos e, após a consulta, finalmente saímos com um diagnóstico fechado. Nossos corações ficaram cheios de esperanças e alívio. Na mesma hora fomos comprar os remédios e começamos a fazer ao tratamento medicamentoso prescrito. No dia seguinte, como num passe de mágica, nosso filhote já apresentava uma melhora significativa, reagindo muito bem ao tratamento. Cada dia era uma conquista e em menos de uma semana ele deixou de ser um filhote moribundo e passou a viver novamente e a brincar como sempre deveria ter sido. Somos imensamente gratos a Deus por ter nos apresentado a Dra. Rafaela. Sem ela as chances de nosso animalzinho não estar mais entre nós eram grandes. Hoje a recomendo para todos meus amigos, pois é de uma competência maravilhosa e trata a todos com o amor que merecem”.

 

Fonte: https://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=335105

POR PATRÍCIA BARROS REPÓRTER